O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu ontem, no Palácio do Planalto, com o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom. A ministra da saúde Nísia Trindade também participou da reunião, que tratou sobre assuntos relacionados a doenças determinadas socialmente.
Adhanom citou que a OMS pretende apoiar o Brasil na eliminação de doenças como tuberculose, a doença de chagas, além daquelas transmitidas de mãe para filho, como HIV.
Outro assunto discutido na pauta, inclusive o mais esperado, foi a questão da dengue, já que os casos têm aumentado drasticamente no país.
Segundo o Ministério da Saúde, os dois líderes conversaram sobre uma possível parceria na produção da vacina contra a dengue, tanto do Butantan quanto da Fiocruz. para o diretor da OMS, o Brasil pode ser um fornecedor do imunizante.
Além das vacinas e doenças, o G20 também esteve na pauta. O diretor da OMS agradeceu o apoio de Lula e pediu que o evento marcado para novembro, possa pautar a discussão sobre o financiamento da saúde.
Imagens: AFP/Ricardo Stuckert / PR
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas/