Ucrânia afunda mais um navio russo no Mar Negro: Cesar Kunikov é o último, somando 24 navios e 1 submarino.
A Ucrânia afundou mais um navio da Rússia com drones navais. O alvo foi o navio de desembarque anfíbio Cesar Kunikov, de 112 metros. O ataque foi similar ao anterior, com os ucranianos atacando o navio com um enxame de drones.
Um vídeo divulgado nesta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, pela Direção Principal de Inteligência da Ucrânia (GUR) mostra elementos do ataque ao Cesar Kunikov, com vários navios de superfície não tripulados (USVs) indo em direção ao navio e uma enorme detonação, após a qual a superestrutura é vista em chamas.
A escala da explosão pode sugerir que o navio estava carregado de munições quando foi atacado, embora isso não possa ser confirmado.
O navio inimigo foi atacado por drones de ataque marítimo MAGURA V5 na costa da Crimeia temporariamente ocupada, perto da cidade de Alupka”, diz o GUR. “Como resultado, o Cesar Kunikov recebeu buracos críticos a bombordo e começou a afundar.
É evidente que o esforço ucraniano dirigido contra a Frota do Mar Negro está a revelar-se altamente bem-sucedido.
“De acordo com o Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia, nossos militares desativaram 24 navios russos e um submarino”, afirmou em um post no Telegram.
O mais notável, talvez, é que isso foi conseguido por um país sem nenhuma marinha convencional funcional."