Em reunião OTAN envia 1 milhão de drones à Ucrânia e todos os países investem 2% do PIB em defesa
A Ucrânia esteve no topo da agenda quando os ministros da defesa da OTAN se reuniram nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, em Bruxelas, para discutir investimentos na defesa e apresentar uma frente consolidada para a aliança.
“Um grupo de aliados está se unindo com o objetivo de entregar um milhão de drones à Ucrânia”, disse Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN.
Grant Shapps, secretário de defesa do Reino Unido, anunciou a coalizão de capacidade de drones com a seguinte declaração:
“Tenho orgulho de anunciar que o Reino Unido e a Letônia irão co-liderar uma coligação internacional para construir as capacidades vitais de drones da Ucrânia.”
Como disse hoje aos aliados, devemos gastar mais, doar mais e produzir mais para ajudar a Ucrânia.
Os ditadores mundiais estão observando e o Ocidente não deve demonstrar qualquer fraqueza.
A reunião de ministros da Defesa em Bruxelas aconteceu nesta quinta-feira, depois de o ex presidente e pré candidato presidencial dos Estados Unidos, Donald Trump, ter alertado que não defenderia outros membros da OTAN se estes não conseguissem cumprir as metas de gastos.
“Estamos no caminho certo” no que diz respeito ao investimento na defesa, afirmou o Secretário-Geral Stoltenberg.
Significativamente, o chefe da OTAN disse que, em 2024, pela primeira vez, os aliados europeus da OTAN investirão o equivalente a dois por cento do seu Produto Interno Bruto "PIB" total na defesa.