Mestre Oreste Mazzelli (Construtor de Barcos do Saldanha da Gama - 1932)

Memória Capixaba 2024-04-17

Views 1

Homenagem ao Notável Mazzelli - 1953.

O mais perfeito construtor de barcos de Regatas do país
Após 20 anos de serviço foi aposentado com 900... "Os barcos são a minha grande paixão" - 25 anos de Brasil - sonhos desfeitos.
Texto de Adam Amil e fotos de Moacyr Silva
Jornal Folha do Povo
Vitória 17 de novembro de 1953

Abrimos nossas colunas para uma pequena reportagem com Oreste Mazzelli. Faz questão dos dois "z" e dos dois "l", Mazzelli, como é mais conhecido, é um nome que já atravessou as fronteiras do nosso estado, para se tornar conhecido e admirado no Brasil inteiro, graças a sua reconhecida capacidade técnica como Construtor naval.

Desde o Rio Grande do Sul até o Amazonas onde os barcos construídos por ele singam as águas disputando provas náuticas. Porque mas ele, é, antes de tudo, um emérito artista na difícil execução de desenhos e construção de barcos para Regatas.
Tantas são as suas qualidades de profundo conhecedor do assunto, que foi cognominado como " o mais perfeito construtor de barcos de Regatas do país ", tal a perfeição como executa suas obras.

Cremos que com essa apresentação poderemos, agora, contar algo a respeito de sua pessoa.
Conta atualmente 56 anos de idade, é casado, residindo em companhia da família numa pequena, porém confortável casa no Forte de São João.
Já está aposentado e recebe a irrisória quantia de 900 Cruzeiros. É Deveras lamentável que um grande técnico como ele, com uma folha de serviços valiosos, receba, após 20 anos, tão insignificante. Enfim...

Mesmo aposentado, mas ela não esquece dos Barcos e das amizades que tem no Saldanha da Gama.
"Os barcos são a minha maior paixão na vida". Quem quiser encontrá-lo é só ir a garagem saudanhista.
Desde às 5 horas da manhã, lá está ele apreciando os tiros das guarnições ou, senão, nas oficinas construtoras do Clube.
E foi justamente numa dessas manhãs, em que tivemos que ir corujar os treinos Alves rubros, que encontramos o Mazzelli e resolvemos fazer o presente trabalho.

Atualmente é uma espécie de supervisor técnico, por quanto de estar aposentado não pode construir com as suas próprias mãos os barcos.
É obrigado a limitar-se a olhar e dar as instruções.
"Aliás sempre encontrei dificuldades em conseguir Operários especializados na construção de barcos. Esse é o motivo do convite do presidente Alberto sarlo para que eu prestasse os meus serviços do clube como uma espécie de supervisor técnico da oficina."

Share This Video


Download

  
Report form
RELATED VIDEOS