Não foi por falta de luta — e a Ferrari lutou como poucas vezes antes na temporada 2024 da Fórmula 1 —, mas bastou a vitória de Lando Norris no GP de Abu Dhabi para sacramentar o retorno da McLaren ao topo da categoria. Seguro na largada, controlou muito bem a vantagem para Carlos Sainz até receber a bandeira quadriculada. Charles Leclerc, em incrível recuperação, terminou em terceiro.
Não é novidade que a pista de Yas Marina peca consideravelmente no quesito emoção. Embora com boas disputas, a corrida resumiu-se à largada, já que os lances que decidiram a prova aconteceram ali, na primeira curva.
Primeiro, Max Verstappen fez mais pela Ferrari do que qualquer um dos dois pilotos fizeram ao longo do ano e acertou Oscar Piastri, tirando-o de jogada. Leclerc, por sua vez, conseguiu a façanha de saltar de 19º para oitavo ao escapar do auê e ligar o modo ataque total até chegar a um impressionante pódio.
Só que nada disso foi suficiente, já que uma simples vitória bastaria para os papaias deixarem Abu Dhabi com o título no Mundial de Construtores. E foi o que aconteceu, pois Norris não deu a menor abertura e fez valer a superioridade que o MCL38 apresentou desde o GP de Miami. Ainda assim, um trabalho louvável dos italianos, que chegaram para a decisão com 21 pontos de desvantagem e conseguiram colocar pressão sobre a rival até o fim.
O resultado, portanto, tira a McLaren de uma fila que já durava 26, desde o título em 1998, quando Mika Häkkinen e David Coulthard eram os titulares. Piastri ainda conseguiu entrar na zona de pontos a quatro voltas do fim.
Agora, menção a Hamilton: em sua corrida de despedida da Mercedes, apostou no stint longo com os pneus duros no início e ultrapassou George Russell nas últimas curvas da volta final, terminando em quarto. Uma bela despedida.
E o top-10 da última corrida da temporada ficou assim: Norris, Sainz, Leclerc, Hamilton, Russell, Verstappen, Pierre Gasly, Nico Hülkenberg, Fernando Alonso e Piastri.
Ajude o GRANDE PRÊMIO a ter cada vez mais eventos em nossa grade de programação. Contribua pelo PIX 29557581000149
CHEFÃO GP, O BOLÃO DA TEMPORADA 2024 DA FÓRMULA 1 https://www.grandepremio.com.br/chefao/