As Enchentes do Rio Doce (Diário da Manhã - 1933 / 1934)

Memória Capixaba 2025-01-16

Views 0

As Enchentes do Rio Doce (Diário da Manhã - 1933 / 1934)

As chuvas torrenciais que, ha dias, vêem caindo no interior deste Estado e de Minas, deixavam prever que , teriamos de sofrer as consequencias da enchente.
Nestes últimos 8 dias, então, a intempérie manifestou-se de tal modo, com tanta violencia, que nos fez-pensar na repetição dos flagelos de 1906 e 924, de triste memoria.

Conforme telegramas dirigidos ás altas autoridades do Estado, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Usina Paineiras, Itapemirim, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Colatina e todas as povoações ribeirinhas dos rios Itapemirim, Doce, Santa Maria e outros, estão sofrendo grandemente.

O governo do Estado, que se tem mantido em constante comunicação com os nucleos assolados, providenciou imediatamente para que fossem enviados recursos ás populações Vitimadas. As noticias que nos chegam do interior são as mais desoladoras.

Em Minas, as chuvas continuam a cair abundantes, avolumando. cada vez mais o Rio Doce. Em varias. localidades tem ruido predios, causando consideraveis prejuizos, além da destruição das lavouras, inutilização das estradas e destruição de pontes e pontilhão, dificultando o trafego e os socorros ás zonas mais assoladas.
Em algumas ha já falta de viveres, mal que as prefeituras. com a cooperação do governo ao Estado, vêem procurando remediar tanto quanto possivel.

O sr. Interventor Federal comunicou ao Chefe do Governo Provisorio e ao Ministro da Viação a situação que vai pelo nosso interior, S. exa. seguiu hoje, ás 5 horas, em auto-motriz da Vitoria a Minas, com destino a Colatina e outros municipios.
Em comunicação direta com o prefeito de Colatina, dr. Adhemar Tavora, s. exa. recebeu, ontem, o seguinte :

"Situação desta cidade é verdadeiramente aflitiva devido á enchente do Rio Doce, que já tomou varias ruas, desmoronando grande numero de casas, deixando população desabrigada.
Ajudado pelo povo, o governo do município está fazendo o que pode. Recursos escasseiam e as necessidades aumentam.

Peço urgente auxilio ao governo do Estado a fim de minorar tal situação desesperadora. Todas as estradas intransitaveis, havendo a agua carregado pontes e desmoronado aterros em varlos trechos. O Rio Doce continua enchendo. Notícias de Minas adiantam que a situação é alarmante, quanto á enchente do Rio Doce.

A usina da luz está ainda funcionando, porém quasi toda tomada pelas aguas. A cidade está na iminencia de ficar ás escuras. Aguardo providencias com a maxima urgencia.

O município tem fornecido generos alimenticios ás populações flageladas. O numero de necessitados aumenta a cada momento, convindo fazer imediata remessa de cereais afim de ficarmos prevenidos contra possível falta no mercado desta cidade".

Share This Video


Download

  
Report form
RELATED VIDEOS