Lula disse que revogará os sigilos de 100 anos impostos pelo governo de Jair Bolsonaro a diversos documentos da administração pública, caso seja eleito. O pré-candidato a presidência pelo PT tratou do tema em uma entrevista a uma rádio no interior de São Paulo nesta quarta-feira (29).
"É uma coisa que nós vamos ter que fazer: um decreto, um revogaço desse sigilo que o Bolsonaro está criando para defender os seus amigos", disse Lula aos radialistas.
"Qualquer pessoa podia saber o que acontecia no nosso governo. Agora, o Bolsonaro, não", comparou o petista. "O Bolsonaro dizia que não tem corrupção, mas decreta sigilo de cem anos para qualquer denúncia contra ele. Decreta sigilo de cem anos para o filho, para os amigos, para o Pazuello. Nada dele é investigado."
Caso eleito, Lula teria uma lista crescente de documentos para retirar o sigilo. As principais seriam em torno dos gastos com o cartão corporativo do presidente e do vice, Hamilton Mourão. O cartão de vacinação de Bolsonaro também é secreto por esse período, assim como o processo contra o então general da ativa Eduardo Pazuello, por ter participado de uma manifestação política.
Mais recentemente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) instituiu um sigilo de 100 anos sobre o processo que trata da morte de Genivaldo Santos, no interior de Sergipe. Ele foi morto por policiais mediante asfixia por gás lacrimogênio.
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site:
https://www.oantagonista.com
Acompanhe nossas redes sociais:
https://www.fb.com/oantagonista
https://www.twitter.com/o_antagonista
https://www.instagram.com/o_antagonista