Todos os anos, o Dubai organiza a Semana do Design, em parceria com empresas e universidades. Nesta área de negócios, as empresas italianas são as que mais exportam para os Emirados Árabes Unidos. Em 2015, as vendas de produtos de design rondaram os 230 milhões de euros.
Para o comissário do comércio de Itália para os Emirados Árabes Unidos, Gianpaolo Bruno, o segredo do negócio é a qualidade. “O consumidor local aprecia a qualidade, o estilo e a elegância da nossas empresas, tanto as grandes como as pequenas. Estamos aqui para investir e promover os nossos produtos”, referiu o responsável.
Este ano, a Semana do Design do Dubai conta com dezasseis empresas italianas. O design sustentável é um das grandes apostas do setor. Uma empresa apresentou um tapete fabricado a partir da bananeira. O mármore é outra das matérias-primas apreciadas nos Emirados Árabes Unidos.
“O design italiano é adaptado à cultura dos Emirados. Estes mosaicos de mármore são uma tradição centenária, que embeleza, ao mesmo tempo, a Catedral de Milão e a grande Mesquista de Abu Dabi”, sublinhou a correspondente da euronews, Rita Del Prete.
“Sempre acreditei no artesanato italiano. Os artigos de luxo que podemos propor a estes países devem ser fabricados de forma minuciosa e com qualidade. Penso que, no final, investir na qualidade vale a pena e dá frutos”, afirmou Enrico Fantin, gestor da empresa Fantini Mosaici.
A Semana do Design do Dubai desenrolou-se no final de outubro com a participação de dezenas de empresas e universidades de 30 países.