A crise dos ovos contaminados com Fipronil, um pesticida tóxico usado para eliminar ácaros e insetos, estende-se ao Reino Unido e a França.
O ministro francês da Agricultura diz que ovos provenientes da Holanda – que emitiu na quinta-feira passada um alerta alimentar – foram entregues no país.
A Organização Mundial de Saúde considera o uso de Fipronil em grandes quantidades como “moderadamente tóxico” para o homem. Está proibido o uso do pesticida em animais destinados ao consumo humano.
“Os efeitos que provoca são vertigens, náuseas, vómitos. Efeitos neurotóxicos que são transitórios. Os casos letais são bastante raros. Há registo, talvez, de um caso em cada 30 anos. Teriam de ser consumidos em grandes doses, cerca de 0,5 gramas. Num ovo a quantidade de pesticida é 10 mil a 100 mil vezes inferior”, explica o toxicologista Alfred Bernard.
Além do Reino Unido e França, esta segunda-feira a Comissão Europeia notificou as autoridades de segurança alimentar na Suécia e na Suíça sobre a eventual entrada de ovos contaminados nos territórios.