A Revolta do Quartel da Polícia Estadoal (Desdobramentos - 1897).
Matérias de desagravo publicadas no Jornal Comércio do Espírito Santo com o seu concorrente principal o jornal O Estado do Espírito Santo, por conta dos acontecimentos durante e após a revolta no quartel da polícia Estadual em 1897.
____________
Não colhe
Quanto mais esses nossos adversários procuram nos acusar, mais se embaralham, a ponto de dar-se justamente o contrário, isto é, de se incumbirem da nossa defesa.
Depois então que resolveram deixar o sistema predileto de responder aos nossos artigos com umas quatro palavrinhas desconcertadas, depois que o Gonçalo tomou a defesa de todos e a sua também, nesta questão de revolta, os tais construtores têm caído exclusivamente no terreno predileto da incoerência e contradição.
Se já alimentavam e veneravam esse modo de se exibirem em público, agora resolveram dar-lhe uma expansão tal, que ao redor de si não verão mais nada, além da incoerência e da contradição.
É que eles, na faina de dizer muito, esquecem-se dos seus primeiros pensamentos, e como que para confirmar o que asseveramos, lá vem de vez em quando o Estado com tirada enorme onde só predomina e se nota a falta de critério no modo de escrever. Ora, apreciemos uma das suas.